O include é utilizado para declarar as bibliotecas que serão usadas pelo programa. Uma biblioteca é um conjunto de códigos prontos para serem utilizados pelo usuário ou programador.
Ex: #include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
printf
O comando printf é similar ao comando escreva do VisualG, ele escreve na tela uma determinada frase ou variável.
scanf
O comando scanf é similar ao comando leia do VisualG, ele lê uma informação digitada pelo usuário durante a execução do programa.
%d / %f / %c / %s
Os comandos iniciados com %, indicam os tipos de saída das variáveis. Ex:
%d ou %i - números inteiros
%f - números reais
%c - um caractere
%s - vários caracteres
Outros tipos de saídas utilizados:
%u - números inteiros sem sinal ou em módulo
%p - endereço de memória
%e - notação científica
int
"int" define uma variável do tipo inteiro, declarada para armazenar números inteiros (sem casas decimais).
float e double
"float" e "double" definem variáveis do tipo real (com casas decimais), o que diferencia os dois tipos é a precisão entre ambas.
Tipo float: precisão simples.
Tipo double: precisão dupla. São uteis quando formos trabalhar com números decimais relativamente grandes.
& (Code::Blocks)
O operador "&" em linguagem C é utilizado para declarar o nome da variável após o tipo de saída. Ex: (int &x) Variável "x" do tipo inteiro.
Aqui finalizamos nosso primeiro post sobre programação em C. Espero que tenham gostado. Até a próxima.
Fonte: http://www.joinville.udesc.br/portal/professores/fiorese/materiais/apostilaC_Univ_Fed_Uberlandia.pdf - 2015
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