quinta-feira, 9 de abril de 2015

Redes domésticas e de pequenas empresas

   Hoje vamos falar dos vários tipos de redes domésticas e de pequenas empresas. As redes hoje nos permitem compartilhar arquivos e impressoras de um computador para outro sem uma conexão direta entre eles. Ela também nos permite o acesso remoto a um dispositivo que temos em nossa casa (isso é, o usuário pode acessar seu próprio computador ou outro dispositivo de qualquer lugar que ele esteja). Existem vários protocolos de comunicação de rede, vamos falar abaixo sobre alguns deles:

Ethernet
   A tecnologia de rede ethernet é a solução mais popular hoje em distribuição de redes domésticas. Ela consiste em um roteador ou switch conectado a um modem, distribuindo a rede para todos os computadores a ele conectados. O único empecilho da ethernet é a necessidade de interligar os computadores ao roteador com um cabo cat5 ou cat5e no máximo a 100 metros de distância do roteador. Esse tipo de conexão nos permite a velocidade máxima de 100Megabits/segundo.

Gigabit Ethernet
   Gigabit Ethernet é uma tecnologia mais avançada da comunicação Ethernet. Ela nos permite o tráfego de 1.000 Megabits/segundo ou seja, 1 Gigabit/ segundo. Daí vem o nome, Gigabit Ethernet. Para esse tipo de conexão o usuário deve utilizar hubs ou switchs compatíveis com a comunicação Gigabit e também deverá distribuir a rede em cabos Cat6, o que elevaria muito o custo. Por isso a conexão Gigabit não é muito utilizada em usuários domésticos.

802.11 b/a/g
   Os padrões de rede mais utilizados hoje em dia, 802,11 "a", "b" e "g". Consistem no protocolo de rede sem fio, ou como popularmente chamado, "Wi-fi". Esse tipo de comunicação não está no topo da lista dos mais recomendados, pois ele está sujeito a inúmeras interferências e percas. Porém ainda é o mais utilizado devido a sua facilidade. Para se criar uma rede 802,11 basta ter um roteador compatível com a conexão 802,11 conectado ao modem. O sinal de rede é distribuído aos computadores-usuários totalmente sem fio, e além disso tudo, ainda é o método mais barato de se criar uma rede. Esse protocolo nos permite a velocidade máxima de 54 Megabits/segundo.

   Logo abaixo vemos uma tabela com as especificações de cada tecnologia de comunicação mencionada acima.

Tabela 1 - Especificações
Fonte: https://www.microsoft.com/brasil/windowsxp/using/networking/getstarted/networktypes.mspx - 2015

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário