quarta-feira, 18 de março de 2015

Programar, Programa, Sistema

Programar
   Como explicado no post anterior, o computador é a mais poderosa maquina de calcular, porém, ele não tem iniciativa e nem criatividade. Ele precisa receber instruções . A programação é a forma do ser humano fornecer instruções detalhadas ao computador.

Programa
   Um programa é um conjunto de instruções prontas para serem executadas pelo computador. Todo programa tem como finalidade uma tarefa a ser executada, e para executar essa tarefa ele obedece um conjunto de instruções fornecidas pelo usuário. Podemos dizer que o programa é a IHM (Interface homem maquina) do computador.

Sistema
   O sistema é um conjunto de programas organizados com a finalidade de operar as varias partes de uma maquina agrupadamente. Um sistema permite que o usuário execute vários programas de uma só vez, operando assim o seu computador como um todo.


terça-feira, 17 de março de 2015

Processador, Clock, Slot e Firewall

Processador
   O processador é como se fosse o cérebro do computador, ele é um pequeno microchip que tem a função de processar (acelerar, endereçar, resolver, calcular, escrever, ler, etc.) os dados. Podemos dizer que o processador é a mais poderosa maquina de calcular.
   Os processadores trabalham com a tecnologia binária e possuem arquitetura de 32 ou 64 bits, ou seja, eles processam 4 ou 8 bytes em cada comando, e a frequência desses comandos vai de acordo com seu clock, como explicaremos logo abaixo.

Figura 1 - Assimilação processador/cérebro
Fonte: http://static.zoom.com.br/content/Image/2012-march_july/PC%20Computador/TUDO-SOBRE-PROCESSADOR.jpg - 2015

Clock
   O Clock basicamente é a velocidade que o processador ou outro dispositivo consegue operar, em ciclos por segundo. Exemplo: Temos um processador Intel celeron de 3 GHz. Esse processador opera a 3 bilhões de ciclos por segundo.
   Vale salientar que o clock é multiplicado pela quantidade de núcleos do processador. Se temos um processador quad-core (quatro núcleos) de 2.1GHz teremos no total um clock de 8.4GHz.
   Ai voltamos na arquitetura de 32 e 64 bits. Se o processador for de arquitetura 32 bits ele processará 32 bits a cada ciclo e assim sucessivamente.

Slot
   Os slots geralmente são acoplados a placa mãe (placa que tem a função de conectar os hardwares entre si), eles são a capacidade da placa mãe de expandir seus hardwares. A grosso modo falando, os slots são os espaços vazios para o crescimento do computador. Na figura 2 demonstramos alguns slots vazios, os três últimos de baixo (na cor branca) são slots PCI, destinados a placas extensoras de rede, placas extensoras usb, placas WIFI, etc... O primeiro slot de cima (na cor marrom) é o PCI-EXPRESS destinado a placas de vídeo.

Figura 2 - Foto de alguns slots vazios
Fonte: http://e.cdn-hardware.com.br/static/00000000/img-4172c292.jpg.optimized.jpg - 2015

Firewall
   O Firewall basicamente é uma parede entre o usuário e a internet. Ele controla o tráfego de dados entre o usuário e as demais redes. Sua função é impedir a ação de hackers e softwares mal intencionados. O firewall não permite que nenhuma rede externa tenha acesso ao computador sem a permissão do usuário.

Figura 3 - Animação Firewall
Fonte: http://res2.windows.microsoft.com/resbox/pt-ptb/windows%207/main/a253fe23-4fb7-48d2-b52f-f52cb0e82734_0.jpg - 2015


Memórias RAM, ROM, CACHE & SECUNDÁRIA

Memória RAM
   A memória RAM (Random Access Memory) é uma memória de leitura e escrita utilizada como memória temporária. Quando se está executando um determinado programa no computador, são armazenados temporariamente os dados na memória RAM, e ao final da execução esses dados serão apagados. Como por exemplo, ao digitar um texto no bloco de notas, esse texto é armazenado na memória RAM. Ao fechar o bloco de notas ou salvar o arquivo, esse texto é apagado da memória RAM. Vale ressaltar que ao interromper o fornecimento de energia (desligar o computador) toda memória RAM é apagada.

Figura 1 - "Pente" de memória RAM
Fonte: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/fotos/memoria_RAM-20111011171518.jpg - 2015

Memória ROM
   Já a memória ROM (Ready-Only Memory ~ Memória de somente-leitura), como o próprio nome já diz é uma memória de somente leitura. Nelas são armazenados dados do fabricante e configurações do CMOS. Nela também é encontrada a BIOS (Basic Integrated Operation System ou Sistema operacional básico integrado), que é um sistema básico que comanda toda configuração de hardware da maquina. Vale ressaltar de que a memória ROM é a primeira a ser iniciada juntamente com o computador e que dela nada pode ser apagado.

Figura 2 - Foto de uma AMBIOS (ROM)
Fonte: http://img.ibxk.com.br/materias/9346/38348.jpg?w=1040&h=585&mode=crop - 2015

Memória Cache
   A memória cache é uma memória auxiliar dedicada para cada hardware especifico (placa de video, processador, etc...), é uma memória de armazenamento temporário. Basicamente ela faz o mesmo efeito da memória RAM, só que para um hardware específico. Esse tipo de memória permite a troca de informações mais rápida para o dispositivo que faz seu uso.

Figura 3 - Processador Intel com memória cache integrada
Fonte: http://wallpaper.ultradownloads.com.br/286032_Papel-de-Parede-Processador-Intel_1680x1050.jpg - 2015

Memória Secundária
   A memória secundária ou memória flash é onde armazenamos nossos arquivos, dados, documentos, etc. Como o HD (Hard Drive), o Pen Drive, os discos, entre outros. Esse tipo de memória é de leitura/escrita e não se apaga com ausência de energia. Os dados da memória secundária só se apagam por ação ou permissão do usuário.

Figura 4 - Disco rígido de um Hard Drive
Fonte: http://www.extremetech.com/wp-content/uploads/2008/09/hard-drive-internal.jpg - 2015


segunda-feira, 16 de março de 2015

Filtro de Linha, Estabilizador e NoBreak

Filtro de Linha
   O filtro de linha é um equipamento utilizado para proteger os equipamentos ligados a ele contra surtos e sobrecargas de corrente. Seu esquema elétrico é muito simples, utiliza apenas um fusível em série com a fase da rede elétrica, como mostra o esquema abaixo:

Figura 1 - Esquema elétrico do filtro de linha
Fonte: Acervo Pessoal - 2015

Estabilizador de energia
   Já o estabilizador de energia utiliza um transformador isolador de 127V p 127V, com a função de eliminar picos ou ruídos na rede elétrica, como demonstrado na figura 2.

Figura 2 - Rede elétrica antes e após a filtragem
Fonte: http://www.inf.ufsc.br/~visao/1999/neilza/Image11.gif - 2015

   Além da filtragem da linha, o estabilizador também faz a função de filtro de linha, contendo um fusível para proteção contra surtos e sobrecargas. Segue abaixo o esquema elétrico de um estabilizador comum.

Figura 3 - Esquema elétrico do estabilizador de energia
Fonte: Acervo Pessoal - 2015

NoBreak
   O NoBreak utiliza de uma ou mais baterias para armazenar energia, afim de que se dê alguma autonomia aos equipamentos que estão ligados á ele na ausência de energia. O interessante é que o NoBreak também faz o papel de estabilizador e filtro de linha, filtrando os picos e ruídos da rede elétrica e também prevenindo contra surtos e sobrecargas. Logo abaixo na figura 4 está desenhado o esquema elétrico do NoBreak.

Figura 4 - Esquema elétrico do NoBreak
Fonte: Acervo Pessoal - 2015